Declaração sobre José Maria Santos

Declaração

Declaro para os devidos fins que o ator e Professor de Teatro José Maria Santos modificou definitivamente e radicalmente minha vida. Sem o contato com sua arte minha vida teria sido breve e sem graça.
Meus dias seriam iguais e, em preto e branco. Ao participar do grupo teatral Tetef, em 1978, comecei a descobrir meu lado artista e a possibilidade ilimitada que um jovem tem de optar por suas multiplas aptidões.
Nesta época o que muito me angustiava era escolher uma profissão, um caminho. Através do teatro me descobrí capaz de assumir qualquer papel, me descobrí capaz de enfrentar a vida sem medo assim como enfrentava o público alí sentado à nossa frente.
O ator José Maria reunia em torno de sí pessoas muitíssimo interessantes e se relacionava com a comunidade artística de nossa cidade. Através dele pude ter contato com astros que de outro modo só conheceria pela televisão. Pude fazer amizades com os amigos velhos que tenho até hoje. Pessoas distintas, interessantes e amigas principalmente.
Aprendí também a resolver os conflitos de relacionamento. Alí em nosso grupo, vivíamos um laboratório social em miniatura. Nos resolvíamos através do dialogo e de discussões. E, elas foram muitas. Discutíamos a solução dos problemas do mundo, a nosso ver.
Declaro também que José Maria Santos me influenciou também na escolha de minha profissão de Arte-educador. Alí em suas “aulas”, durante os ensaios viví um ambiente de humanismo que não é possível encontar em outro campo que não do das Artes. Ao fazer isso comigo, este professor acabou por influenciar também a centenas, talvez milhares de outras pessoas, pois como professor, também, eu tratei de distribuir os ensinamentos que recebí dele, aos meus alunos.
Assim, a escola de José Maria Santos está se propagando geração adiante. Um mestre nunca pode ter noção exata do tamanho de sua obra educativa.
Declaro-me como devedor de eterna gratidão a esse professor que me propiciou tudo que acima afirmei.

Professor René Gomes Scholz
Curitiba, 31 de julho de 2007

Deixe um comentário

