Kon-tiki ou a importância da arte têxtil para os primeiros navegadores



Thor Heyerdahl (6 de outubro de 1914LarvikNoruega — 18 de abril de 2002Colla MicheriItália) foi um exploradorzoólogo e geógrafo norueguês.

Heyerdahl participou da expedição Kon-tiki, entre outras. Com esta expedição buscava provar que as ilhas do Pacífico poderiam ter sido povoadas a partir da América do Sul. Para tanto, construiu no Peru uma balsa de madeira (jangada), similar às utilizadas pelos Mochicas, antiga civilização peruana, com ela navegando até as ilhas ao oeste do Oceano Pacífico (Polinésia). Esta jangada foi construída utilizando-se, além das toras de Balsa,  cordas de cânhamo e esteiras trançadas de bambu que lhe deram durabilidade suficiente para atravessar o Pacífico.  Após a expedição escreveu um livro chamado Os Índios Americanos no Pacífico (American Indians in the Pacific), onde se pode encontrar material bem abrangente da expedição Kon-Tiki. A epopéia está narrada no livro A Expedição Kon-Tiki, publicado em mais de 60 países e que vendeu mais de 25 milhões de exemplares.
Thor Heyerdahl tem parte de sua família no Brasil, a qual veio para cá há quatro gerações, antes de 1920. O pai de Thor, Bertrand, teve mais três filhos além dele. Um dos filhos também se chamava Bertrand. Bertrand (segundo) veio para o Brasil, onde teve uma filha, Shirley que seguiu com a família no Brasil.
Thor Heyerdahl fez também um vasto trabalho sobre os moais, as esculturas na Ilha de Páscoa, que publicou em um livro.
Anúncios

Um comentário em “Kon-tiki ou a importância da arte têxtil para os primeiros navegadores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s