Dicas práticas de como equilibrar sua refeição vegetariana – por Karina C. Deana

Para uma refeição vegetariana nutricionalmente equilibrada, é necessário procurar ter à mesa um item de cada um dos quatro grupos alimentares essenciais para a nossa dieta. São eles:



Leguminosas – todos os tipos de feijão (feijão branco, feijão preto, feijão fradinho, feijão carioquinha, etc), ervilha, grão de bico, lentilha, fava, etc.

Cereais integrais – arroz, milho, trigo, centeio, cevada, aveia, triguilho, etc.

Castanhas e Sementes – girassol, gergelim, castanha do Pará, castanha de cajú, semente de abóbora, amêndoa, macadâmia, azeitona, coco, etc.

Crus – frutas, legumes (beringela, abóbora, quiabo, pepino, tomate, vagem, jiló, abobrinha, pimentão, maxixe, chuchu, etc) ou folhas.



Detalhe: As castanhas e as leguminosas podem, mas não precisam ser combinadas entre si em todas as refeições.

A seguir, um exemplo de como seria a refeição de um dia comum nesse método:


Desjejum:
Fruta (cru)
Mingau de aveia com leite de soja (cereal + leguminosa)
Xerém para salpicar no mingau (castanha)

Almoço:
Macarrão integral (cereal)

Molho de tomate com ervilha (leguminosa + fruta cozida)
Gersal para salpicar no macarrão (castanha)
Legume ou fruta (cru)

Jantar (se for fazer):
Fruta (cru)
Xerém para salpicar na fruta (castanha)
Torrada integral (cereal)
Patê de cenoura (cru)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s