Jornal Nó Cego nº Zero

­­JORNAL NÓ CEGO
ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DO MUSEU DA TECELAGEM
Curitiba, 18 de julho de 2002                  ano 1  Número zero
Editorial
Nosso objetivo ao lançar este boletim, é informar aos amigos, aficionados da Arte Têxtil, associados do Museu sobre as atividades desenvolvidas por esta entidade. Para quem não sabe ainda, nossa intenção é a de realizar pesquisas no campo da Tecelagem Artesanal e a divulgarmos em forma de publicações reais e virtuais. Além disso pretendemos nos equipar com tudo aquilo que uma entidade desta importância precisa. A começar por uma equipe, até o momento somos poucos, porém a magnitude da tarefa com certeza trará inúmeras contribuições individuais que , com certeza, nos possibilitará levar a cabo o propósito. Se o propósito de nossa ação é para o bem estar geral, ela tem mais chance de dar certo. É este o caso. A seguir precisamos de espaço , de uma sede , de um acervo catalogado e selecionado para podermos receber nossas visitas, e mais tudo o que você, que agora lê, pensar. Pois este é um sonho, por enquanto, e como tal pode ter tudo! Venha sonhar conosco! Associe-se!
Site do Museu na Internet
Inaugurado na Internet o Site oficial do Museu da Tecelagem, o endereço é http;//geocities.yahoo.com.br/museusatecelagem. Por enquanto, estamos hospedados no Geocities, porém pretendemos em breve criar o MuseudaTecelagem.com.br e/ou o MuseudaTecelagem.org.br . Por enquanto estamos na fase do arruma aqui, ajeita lá, pois a vontade é grande mas a grana é rara e escassa. Para se ter uma idéia o computado usado nesta primeira edição é um velho e fiel 486. Mas tudo isso vai mudar e logo.
Comunidade Virtual de Tecelões
Antes de mais nada é bom que fique claro: O plural de Tecelão , é Tecelões e não Tecelãos ou Tecelães.  Agora, o feminino é Teceloa, pode?  É incrível como as pessoas confundem as coisas. Várias vezes temos nos apresentado em público com o Tear ou uma Roda de Fiar. As pessoas passam e tecem seu comentários da tipo: – Filho, veja, ele está “teando”. Como se “Tear” fosse um verbo e não um substantivo. Outros perguntam: -É lã do que? – De minhoca! Pensamos nós em lhe responder. Há, a comunidade. No http://groups.msn.com/handweavers.com, você encontrará uma comunidade virtual de Tecelões ligada ao projeto do Museu da Tecelagem. Lá estamos disponibilizando o acervo virtual do Museu. Todas as contribuições são benvindas e através daquela página chegarão até nós.  Qualquer comentário lá escrito será lido por todos. Participe! Inscreva-se! Junte-se a nós!
Morre Dona Maria Fiandeira
            É com pesar que noticiamos o falecimento da D. Maria, que trabalhou durante grande parte da sua vida com Fiação de Lã de Carneiro. Ela morava no bairro do Centenário, em Curitiba. Tinha muitos filhos, veio de Eretama, norte do Paraná.  Pois bem , “esta é a parte que te cabe neste latifúndio”. E então? Acabou? De que valeu tanto tecer, tanto fiar? O Museu da Tecelagem se propõe a pesquisar e responder estas perguntas. Taí uma pauta para nosso próximo boletim. -Quem foi D. Maria.
A MODA MANDA – TEÇA XALES
            Colegas de ofício, é só o que vende, é só o que as freguesas pedem- Xales. Dê um passeio na feira do largo da ordem e verás. Pode ir também aos shoping”s , qualquer boutique terá nossos trabalhos. Thanks God! Graças a Deus, Inxalá, etc.
POESIA
(A propósito de D. Maria Fiandeira…)
Morte e Vida Severina  
O meu nome é Severino,
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias.
Mas isso ainda diz pouco:
Há muitos na freguesia,
por causa de um Coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o maios antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem fala
ora a Vossas Senhorias?
Assinado :  Prof. Rene Scholz        E-mail: scholzrene@hotmail.com
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s